segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Guia Do ArquiMago Woe

Índice1- Introdução
2- Habilidades de Arquimago
 2.1- Descrição 2.2- Comentários3- Builds de Atributos
4- Builds de Habilidades
5- Equipamentos
6- Battle Mode
7- Locais de Up
8- Referências

1- Introdução:
   Bom, quem escreve aqui é Master Yoda., Arquimago 99 do servidor Iris. Esse guia é basicamente voltado para aqueles que tem dúvidas sobre como montar a build de seus futuros Arquimagos. Ao escrevê-lo, levei em conta que quem está lendo já tem experiências em WoEs como Bruxo e já conhece bem o funcionamento da classe, pois nao me prolongarei nas discussões sobre as habilidades de Bruxo. Alguem perto de renascer já deve ter conhecimento suficiente sobre a classe. Se você não joga nem pretende jogar WoEs, pode até aproveitar bastante desse guia, mas meu foco principal é WoE.
2- Habilidades de Arquimago:
   2.1 - Descrição:
-[Suporte] Amplificação Mística
Uma vez ativado, a próxima magia usada terá um Ataque Mágico bastante elevado. Quanto maior o nível da habilidade, maior ovalor do Ataque Mágico.
-[Ofensiva] Esmagamento Mágico O Arquimago causa um dano físico baseado em seu Ataque Mágico que pode ser utilizado à distância, mas que pode errar caso o alvo tenha um valor de esquiva alto. O dano é reduzido pela Defesa do alvo. O tempo de conjuração é de 0.2 segundos e o consumo é de 12 SP.
Pré-Requisito: Aumentar Recuperação de SP 1.
-[Passiva] Dreno de Alma
O Arquimago passa a absorver a energia vital dos monstros mortos e a transforma em SP. Isso ocorre todas as vezes que você matar um monstro usando um golpe físico ou uma magia de alvo simples. A quantidade de SP depende do nível da habilidade e do nível do monstro.
Pré-Requisitos: Aumentar Recuperação de SP 5, Espíritos Anciões 7.
-[Ofensiva] Vulcão Napalm
Quando um Arquimago usa esta habilidade, ele disparará diversos projéteis espirituais contra o alvo. Além disso, esta habilidade é capaz de causar o status "Maldição" no alvo. A quantidade de projéteis depende do nível da habilidade.
Pré-Requisito: Ataque Espiritual 5.
-[Ofensiva] Gravitation Field
Cria um campo gravitacional em uma área de 5x5 que diminui a velocidade e a velocidade de ataque dos inimigos e causa dano que ignora defesa mágica. Apesar da habilidade funcionar em MvPs, ela não reduz nem a velocidade nem a velocidade de ataque dos mesmos. Enquanto essa habilidade estiver ativa, o usuário só poderá se mover e usar ataques normais. Consome 1 Gema Azul.
Pré-Requisitos: Pântano dos Mortos 1, Esmagamento Mágico 1, Amplificação Mística 10.
-[Suporte] Ganbantein
Anula efeitos no chão em uma área de 3x3 em volta de onde foi usada. Consome 1 Gema Azul e 1 Gema Amarela e não é afetada por habilidades ou itens que reduzem o custo de gemas.
Pré-Requisitos: Sentido Sobrenatural 1, Ice Wall 1
   2.2 - Comentários:
-Amplificação Mística:
Dispensa comentários. Acho que ninguem tem dúvidas em maximizar isso. Em uma analogia, Amplificação Mística está para o Arquimago assim como um Lightsaber está para um Jedi. Tenha ou você nao será considerado um.
-Esmagamento Mágico:Muita gente nao vê utilidade nessa habilidade por, aparentemente, não ter um dano "bom". Eu já acho diferente. Como o cast e o delay dela são praticamente nulos, ela é fácil de se "spammar". Pode ser útil cortando casts inimigos na WoE, além de poder ser usada em conjunto com bastões de status e Sword/Mailbreaker (Eu mesmo nunca usei esse aspecto da skill, mas já ouvi comentários positivos sobre ele). No iRO ainda, dizem que, com um bastão cardeado com Hidras e Esqueletos Operários, uma dupla de Arquimago e Sumo-Sacerdote upa em Biolabs 3 matando a Arquimaga e a Suma-Sacerdotiza de lá alternando entre Aspersio e Água Amaldiçoada para dar elemento ao bastão. Tem louco pra tudo... Além de tudo isso, ela é pré-requisito para Gravitation Field e, pra mim, isso é suficiente pra incluí-la na minha build.
-Dreno de Alma:
Nao vejo tanta utilidade nessa habilidade que compense os pontos gastos. Em níveis mais altos a falta de SP é rara na maioria das builds. Essa habilidade é mais questão de gosto pessoal. Eu não gosto =)
-Vulcão Napalm:Outra habilidade que não gosto. Apesar de causar "dano em área", ele é dividido entre os monstros/personagens na área, diminuindo bem o potencial dela. Mesmo tendo chances de Amaldiçoar, na minha opiniao não compensa os pontos que seriam gastos aqui.
-Gravitation Field:
Ótima skill. Maximizada ela causa 1200 de dano fixo por segundo, durante 9 segundos, ignorando Mdef e reduções. O custo de 1 Gema Azul é um custo barato pelo ótimo efeito. O fato de não poder usar itens enquanto a habilidade está ativa é visto como uns como um "contra" da habilidade mas, levando em conta que quando o usuário toma qualquer tipo de dano a habilidade é cancelada, não vejo isso como problema. Em nível máximo, essa habilidade reduz a velocidade de ataque de inimigos em 25%, sendo ótima pra atrapalhar Emp Breakers inimigos. E, além de tudo isso, ela causa uma quantidade de dano fixa no Emperium (400 no nível 5).
É uma habilidade que ajuda a fazer MvPs com alta Mdef, apesar de ter um custo pra ser usada. Aconselho incluí-la caso o foco da build seja WoE/MvP.
-Ganbantein:
Habilidade 100% WoE. Agora podemos tirar MEs de Sábios e Professores, apesar do custo de gemas e da área pequena, não tenho nenhuma dúvida que essa habilidade é a 2a melhor de Arquimago, perdendo somente para Amplificação Mística. Além de cancelar ME, pode cancelar também Santuários, Escudo Sagrado, Escudo Mágico e "abrir buracos" em danças de Bardo/Odalicas. Só aconselho pra quem pretende jogar WoE.
3- Builds de Atributos:Aqui uma coisa que gera bastante discussão é o uso ou nao de Força em Arquimagos, já que agora o número de habilidades que consomem gemas aumentou. Minha opinião é que não é tao necessário quanto pregam. Se você pode jogar a WoE com Mastelas/Poções Compactas, não vejo muita preocupação com peso. Enfim, as builds que apresentarei aqui incluem Força mais baixa ou nem mesmo tem Força. Se você achar necessário colocar um pouco, fique a vontade =)
--Build 1:
For  2
Agi  1
Vit  25
Int   99
Dex 99
Sor   1
Não coloquei os bônus nessa build pois ela te permite fechar com várias configurações diferentes de equipamentos. 126, 130, 133, 135 e, até mesmo, 140 int são possíveis.
*Prós:- Dano alto, brilhando em MvPs e sendo de extrema ajuda em Precasts.
*Cons:
- Baixa resistência à status negativos, como Stun.
--Build 2:
For  3+3
Agi  1+8
Vit  43+5
Int   91+19
Dex 99+21
Sor   1+3
*Equipamentos: Maçã de Guilherme Tell, Cajado Expediente Trip, 2x Rosários Integrais.
É uma variação da build anterior, que mantém uma Int alta (120 com buffs), porém com mais Vit para melhorar a resistência contra status negativos.
*Prós:- Ainda mantém um dano bom, apesar de ter menos Int que a build anterior.
- Melhor resistência à status negativos.
*Cons:
- É mais restrita em relação a equipamentos de Int/Dex, geralmente nao sendo viável algumas combinações que a build anterior poderia usar.
--Build 3:
For  1+3
Agi  1+8
Vit  65+5
Int   76+19
Dex 99+21
Sor   1+3
*Equipamentos: Maçã de Guilherme Tell, Cajado Expediente Trip, 2x Rosários Integrais.
Uma build bem mais Hardcore que as outras duas. Tem uma Int bem abaixo do normal para se ter uma Vit alta.
*Prós:- Alta resistência contra status negativos.
*Cons:- Pelo dano abaixo do normal, é mais dificil de se upar.
- Dificuldade em fazer MvPs.
4- Build de Habilidades:Apesar dessa parte da build ser muito pessoal, vou apresentar uma sugestão que, na minha opinião, é a melhor, visando WoE.

*Mago T (6 pontos de Arquimago vao em habilidades de Mago T):
Lanças de Fogo 10
Chama Reveladora
Lanças de Gelo 5
Rajada Congelante 1
Ataque Espiritual 7
Espíritos Anciões 5
Escudo Mágico 10
Relâmpago 4
Tempestade de Raios 1
Recuperação de SP 1
Petrificar 4 (Fechar em 10 como Arquimago)
-Job 50
*Arquimago:
Petrificar 4~10
Trovão de Júpiter 10
Nevasca 10
Amplificação Mística 10
Esferas D'água 5
Esmagamento Mágico 1
Coluna de Pedra 3
Fúria da Terra 1
Pântano dos Mortos 1
Barreira de Gelo 1
Sentido Sobrenatural 1
Gravitation Field 5
Ganbantein 1
-Aqui sobram 14 pontos, depende de qual a 2a magia de área você prefere:

** Chuva de Meteoros:
Supernova 2
Chuva de Meteoros 10
Os 2 pontos restantes fechando Coluna de Pedra no 5
-Job 70

**Ira de Thor:
Ira de Thor 10
Os 4 pontos restantes fechando Fúria da Terra no 5
-Job 70
5- Equipamentos:

-Cabeça:
* Mação de Guilherme Tell - Equipamento básico.
* Poo Hat/Drooping Cat - Dependendo da situação, um vai ser melhor do que o outro. Saber analizar a situação pra decidir qual usar é essencial.
* Tiara Brilhante/Coroa - Equipamentos que dão +2 Int. Coroa pra PvM pela defesa, Tiara pra WoE pela Mdef.
* Golem Estalactitico - Carta útil. Reduz em 20% a chance de se tomar Stun. Seria perfeita se usada em um Óculos[1], porém é dificil se achar um hoje em dia, já que nao dropa mais... quanto mais um sem carta. Lembre-se que, ao usá-la em equipamento de Topo de Cabeça, você perde o Poo Hat/Drooping Cat. Entã o cuidado.
-Armaduras:
* Manto de Seda com Marc - Equipamento básico pra WoE.
* Mantos de Seda elementais - Dokebi/Pasana/Peixe Espada. Alterne entre eles de acordo com a situação. Nem sempre é preciso andar com todos. Saiba quais são os mais úteis em cada ocasião e deixe os outros na Kafra, pois facilita na hora de trocar entre eles.
* Manto de Seda com Druida Maligno - Impede o usuário de ser congelado, petrificado e provocado. Bem útil. Lembre-se que, ao usar Druida, você nao poderá ser curado, além de levar dano extra dos elementos Fogo e Sagrado. Muito cuidado.
* Carta Peste - Ajuda na WoE quando tem melees te lockando. Leve mas use somente quando necessário.
-Armas:Aqui qualquer coisa é possível. Desde Bastões Expediente Quad até Cajados Esfíngicos, desde que sua int feche em algum bonus de MAtk, tudo é aceitável.
* Antes de tudo, lembre que com Cajado Cabalístico e Esfíngico você perde o escudo, entao saiba bem quando usar um desses.
-Escudos:
Vembrassas Raciais, dependendo do tipo de monstro/MvP que for matar.
-Capas:* Sobrepeliz de Balder - Dispensa explicações.
* Capuzes Elementais/Capa Velha - Assim como os mantos elementais, saiba usar para garantir melhor sobrevivência na WoE/PvP. Eu, pessoalmente, prefiro os capuzes em relação a Capa Velha, por terem uma redução maior, apesar de serem bem específicos. Só questão de saber trocar entre eles.
-Sapatos:
* Sapatilha de Cristal - WoE e PvP esse é o calçado, ponto.
* Sapato com Matyr/Verit/Soldado Atirador - Usados em PvM. Qual carta usar vai do gosto de cada um. Eu prefiro Matyr devido ao custo da Soldado Atirador e ao fato de eu não sentir falta de SP.
-Acessórios:
* Brinco/Rosário com Zerom - Auto explicativo. Use Brincos somente se for preciso para fechar a Int. Caso contrário, use Rosários.
* Fen - PvM/MvP.
* Creamy e Vitata - Só quando for solar.
6- Battle Mode:
Bom, acho que todos os Bruxos já usam o Battle Mode (bm). Se você ainda nao usa, aprenda. Um Bruxo/Arquimago que nao usa BM nao consegue aproveitar seu potencial ao máximo. Fazendo analogias novamente, é como um Jedi que nao controla a Força. Fique um tempo no 99 e aprenda a usar, conselho de amigo. Você vai precisar trocar equipamentos e usar várias habilidades diferentes, tudo ao mesmo tempo. Entao, pratique bastante isso. Vou me citar como exemplo. Eu upava na GD de Geffen, PvP o tempo inteiro. Tinha que alternar entre 3 mantos, 2 acessórios, 3 Capas, 2 Headgears e ainda usar habilidades... qualquer erro era morte. Então aproveite o 99 de Bruxo ou os niveis mais baixos de Arquimago para pegar essa prática, pois sua jogabilidade melhor muito após dominar o BM.
7- Locais de UP:Aqui é praticamente a mesma coisa que os lugares de up de um Bruxo normal. O melhor mapa continua sendo a GD de Geffen (upei do 98 ao 99 lá em 4 dias e meio com Slave). Após o próximo patch entram mapas novos muito bons de se upar, mas como nao tenho experiência sobre eles ainda, acho melhor deixar pra uma próxima ocasião.
8- Referências:
Descrições de habilidades tiradas do site da Lug e site do iRO.
Todos os outros comentários foram feitos baseados na minha própria experiência e em discussões de fóruns internacionais, como Ragnainfo e ROEmpire.

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